receita de sexta / risoto de tomate seco e aspargos
Juro que é bom. Além do mais, é pra fazer devagarinho.
INGREDIENTES
Arroz arbóreo
Vinho branco
Legumes variados (cenoura, cebola, aipo, e o que mais seu coração mandar)
1 cebola
150g de tomate seco
150g de aspargo verde crocante (ninguém tá me patrocinando, mas o da La Pastina é o melhor de todos)
Sal
Pimenta
Açafrão
Manteiga
Queijo parmesão
Azeite
MODO DE PREPARO
Escorra o tomate seco e o aspargo, faça isso uns 15 minutos antes de começar a cozinhar para escorrer bem tanto o óleo quanto a conserva do aspargo.
Depois disso, corte os aspargos e os tomates, e reserve. Eu gosto bastante de cortar em pedaços de médio para grande, porque gosto da textura, mas você não é obrigado.
Em uma panela com água, coloque todos os legumes, desde cenoura até folhas de alho-poró. Uma boa dica é que se você colocar cebola, coloque com casca, para dar brilho. Ah, e para um sabor mais forte, acrescente folhas de louro. Com todos esses legumes dentro da água, ligue o fogo e deixe-o fazer seu trabalho. Essa mistura de água e legumes é o seu caldo para regar o risoto aos poucos.
Ligue o fogo alto e, em outra panela, bem quente, regue com azeite. Depois de bem quente, acrescente a cebola cortada em cubos. Quando ela estiver mais translúcida, coloque os tomates e os aspargos à mistura, misturando bem para que um pegue o sabor do outro. Ah, depois que você alcançar a temperatura desejada, pode baixar esse fogo aí. Você vai aprender a ter paciência ou não?
Quando você vir que os aspargos, os tomates e a cebola já parecem mais macios, acrescente o arroz árboreo. A minha medida é um punhado por pessoa, e no final, dois punhados a mais – é para o santo. Nessa hora, você também vai acrescentar o açafrão.
Depois de uns cinco minutos mexendo o arroz com o restante dos ingredientes, acrescente meio copo de vinho branco e misture. O vinho precisa evaporar todo o álcool, então mexa até que o arroz esteja começando a grudar no fundo da panela. Começando, tá? Não é criando uma casca.
Logo após, vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes ao seu arroz, mexendo-o sempre. Cuidado para que os legumes não caiam no risoto, afinal, você só quer o caldo. Para ajudar no processo, use uma peneira na hora de colocar o caldo na panela. Nessa hora, você também vai colocar sal e pimenta, sempre provando e corrigindo os sabores se necessário.
Depois de mexer bem (e o tempo todo), e se certificar de que o arroz está cozido e cremoso, espere o caldo secar um pouco, mas não muito. O suficiente para que não pareça uma sopa, mas também não pareça só arroz empapado. Para finalizar, acrescente manteiga gelada e queijo parmesão, até atingir a cremosidade que você espera. E nessa parte é meio instintivo, tá? Porque cozinha é metade técnica e metade coração.
Depois disso, é só servir e comer muito bem. Esse risoto fica ótimo com uma carne de sabor mais suave, ou até mesmo uma sobrecoxa assada. Mas sozinho ele também brilha.
Bom apetite!
para ouvir enquanto cozinha:
“All Too Well (10 Minute Version) (Taylor’s Version) (From The Vault)”, Taylor Swift.
“Fine Line”, Harry Styles.
“BAILE INoLVIDABLE”, Bad Bunny.
“Bohemian Rhapsody”, Queen.
“Get Lucky”, Daft Punk.
“Careless Whisper”, George Michael.
“Voulez-Vous”, ABBA.